Notícias

Concurso PM AL oferecerá chances para quem tem nível médio completo!

O secretário de Planejamento e Gestão de Alagoas, Fabrício Marques Santos, trabalha contra o tempo para cumprir o prazo dado pelo governador do estado, Renan Filho. O governador tem pressa. Pela sua vontade, o edital do concurso para a Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), anunciado no final de março, será publicado até o final de abril.

“Estamos correndo muito para cumprir o prazo. Estamos levantando todas as possibilidades e esperamos definir a contratação ainda este mês de abril. O prazo está apertado, mas estamos com uma equipe trabalhando para agilizar o processo e garantir que o edital saia até o final do mês ou no começo de maio”, aponta Fabrício.

O certame, segundo o governador, irá ofertar mil vagas para a Polícia Militar. O edital está em fase de conclusão para ser lançado no próximo mês, restando apenas a escolha da instituição que irá realizar a organização do concurso.

“Nós já estamos com todo o trabalho pronto. Estarei com a Procuradoria Geral do Estado para definir como será a contratação da instituição que realizará o concurso, creio que seja uma das instituições que prestam serviços para as universidades federais no Brasil, são elas as mais capazes de fazer essa avaliação”, disse.

“As contas do Estado vivem um momento de dificuldade como no Brasil inteiro, mas tenho a segurança de fazer um concurso público para poder chamar as pessoas. Estou querendo publicar nos próximos dias, até o final de fevereiro, no máximo até março, o novo concurso que já está tramitando na Secretaria de Planejamento para oferecer às pessoas a oportunidade de prestar um concurso público e entrar no Estado”, frisou. 

De acordo com o chefe do executivo local, a previsão é fazer o lançamento do edital do concurso até o final do primeiro semestre de 2017: “Eu decidi realizar um concurso com mil vagas para as duas corporações”, revelou o governador.

Secretaria de Planejamento já trabalha na escolha da banca

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Crhistian Teixeira, adiantou que o processo para a realização do concurso já foi iniciado. “Estamos agora na fase de prospecção da instituição que irá realizar o processo de seleção. O objetivo é contratar instituições respeitadas nacionalmente”, antecipou.

De acordo com Crhistian Teixeira, a expectativa é que o lançamento do edital do concurso possa ser publicado até o meio do ano: “é determinação do governador Renan Filho aumentar o efetivo da PM, para reforçar a segurança do povo alagoano. Mesmo com o quadro de dificuldades financeiras persistindo o governo fará um esforço para a realização do concurso”, enfatizou.

Teixeira também informou que as mil vagas anunciadas pelo governador atendem ao pleito do Comando Geral da PM e do Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Lima Junior: “esta foi a demanda apresentada pela SSP ao governador, que fará todo o possível para atender as necessidades da área da Segurança”, afirmou.


“Já que cumpri a promessa de campanha, com a convocação da reserva técnica dos aprovados no concurso da Polícia Militar referente ao ano de 2012, quero agora assumir um novo compromisso com os alagoanos. E nem é mais campanha política, agora é compromisso! No próximo ano, iremos abrir novos concursos públicos para o Estado de Alagoas. Polícia Militar de Alagoas, Corpo de Bombeiro de Alagoas, na área da Educação, e estamos estudando também a realização de um concurso para a Secretaria da Fazenda”, afirmou o governador Renan Filho.

Requisitos do concurso PM AL – confirmado

Para ser soldado ou oficial da PM é necessário ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente. Os iniciais são de R$ 2.200,00. 

Último concurso PM AL

A PM-AL realizou seu último concurso em 2012. Na ocasião, foram oferecidas 1.040 vagas e cadastro de reserva de oficial e soldado para a Polícia Militar. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) ficou responsável pela divulgação do resultado final. Os candidatos foram avaliadas por meio de provas objetiva e discursiva.